GuardeAqui

self storage

No nosso artigo anterior, nós do GuardeAqui apresentamos o FLY Lady, um método americano para organização da casa que gira em torno de uma série de orientações e passos, cujo principal objetivo é auxiliar aqueles que não são muito organizados a criarem uma rotina para o lar, além de ajudar aqueles que já possuem uma, mas querem melhorá-la. Tudo isso de forma simples e prática, para que a vida seja aproveitada ao máximo, sem perder tempo apenas com limpeza e tarefas diárias.

Saiu da casa dos pais para morar sozinho e quer manter o novo lar “em dia”? Resolveu alugar um apartamento com os amigos e vocês querem criar uma rotina organizada para não correr riscos de tudo virar uma enorme bagunça? Ou são pais de primeira viagem e precisam colocar a rotina de limpeza de acordo com a rotina do pequeno? Todos esses são motivos para adotar o FLY Lady e se você já se decidiu por ele, nosso artigo de hoje é para te ajudar a se adaptar ao método e poder aproveitá-lo da melhor maneira. Iniciante? A gente te ajuda!

Passo número 1 – Comece pelos BabySteps

A gente já falou um pouquinho sobre eles no nosso artigo anterior, mas pra quem ainda não entendeu bem, são eles os primeiros passos que vão te ajudar a se habituar ao FLY Lady até que ele se torne natural na sua rotina. São pequenas atitudes que vão sendo colocadas em prática e que vão sendo aprimoradas ao longo do tempo até se tornarem parte do seu dia a dia.

Principais regras dos BabySteps:

  • Estabeleça rotinas simples primeiro: separe três tarefas a serem feitas pela manhã e mais três para serem feitas a noite e com o tempo vá incluindo novos hábitos à lista. Não tente fazer tudo no mesmo dia, a principal frase do método FLYLady é “a casa não ficou desorganizada da noite para o dia, logo não ficará organizada do dia para a noite”. Como auxílio, a cada mês a FLY Lady sugere um novo hábito a ser incluído nessa rotina (lembra que é só se inscrever no site ou acompanhar a página dedicada aqui no Brasil).
  • Consistência é a chave de tudo: é importante que você estabeleça rotinas e as siga rigorosamente, até que elas passem a ser parte de você e do seu dia a dia. Isso só será possível se através de mudanças ao longo dos meses.
  • Leve o seu próprio tempo para realizar as suas tarefas, sem pressão e não tente realizar tudo de uma vez, não se culpe. Lembre-se, são passinhos de bebê . Se esquecer um dia, faça no dia seguinte ou assim que lembrar. Leva-se em média 28 dias para que uma rotina seja estabelecida. Um passo de cada vez!

Passo número 2 – Declutter/Desentulhe

A ideia desse passo é que não é possível organizar aquilo que não passa de tralha e entulho dentro de casa. Então, antes de começar a rotina é importante que você se desfaça de tudo aquilo que não serve mais para nada. Reserve 15 minutos por dia 一 apenas 15! 一, marque no relógio se necessário, pegue uma sacola e saia pela casa recolhendo tudo o que é lixo, como papéis pelo chão, embalagens vazias, coisas quebradas, tudo que não tem utilidade nenhuma além de lixo. Em um primeiro momento, 15 minutos pode parecer pouco, mas já ajudam bastante e depois de um tempo não será necessário nem ao menos esse tempo. Mas seja rígido, quando o alarme tocar, pare e vá fazer outra atividade.

OBS: Vale ressaltar que desentulhar nem sempre significa se livrar de tudo como se fosse lixo. Alguns móveis e pertences podem estar entulhando o caminho, mas são coisas das quais você não quer de fato se desfazer. Para isso existe o self storage GuardeAqui, onde você pode guardar os seus pertences pelo tempo que for necessário, com segurança e praticidade.

Passo 3 – Faça pausas regulares

Limpar e organizar uma casa não deve ser um trabalho árduo e que esgota toda e qualquer energia. Não faça tudo de uma única vez, experimente tirar 15 minutos a cada uma hora, descanse a sua mente e só assim planeje outra atividade.

Passo 4 – Siga os mandamentos FLY Lady

O método possui uma pequena lista de mandamentos e são eles que ajudam a segui-lo de forma mais fácil e aprender a realizar as rotinas que o sistema desenvolve. São eles:

1. Faça sua pia brilhar – esse hábito proporciona uma sensação de dever cumprido, já que as coisas estão minimamente em ordem e o seu dia está preparado para começar;

2. Vista-se toda manhã e não esqueça de seus sapatos, a FLY Lady afirma que isso é algo essencial, porque estudos sugerem que pessoas devidamente calçadas agem de forma mais profissional;

3. Crie a sua rotina da manhã e da noite, todos os dias

4. Não se permita ser distraída pelo computador ou celular;

5. Preste atenção em si mesmo e os seus passos: caso tire algo do lugar, guarde de volta;

6. Não tente realizar duas tarefas ao mesmo tempo. Faça uma por vez;

7. Não retire do lugar mais coisas do que você seja capaz de organizar de volta em apenas uma hora;

8. Faça algo por você todos os dias, seja de manhã ou à noite;

9. Trabalhe o mais rápido possível para ter sua tarefa pronta. Assim você terá mais tempo livre;

10. Não se esqueça se esqueça de buscar a sua felicidade todos os dias. Todos nós precisamos e merecemos nos cuidar.

Ficou mais fácil entender como o FLY Lady funciona? Já sabe por onde começar? Hm, ficou na dúvida em como arrumar as suas rotinas? Então a gente te ajuda, mas para isso você vai ter que ficar atento ao nosso próximo artigo. Ah e não se esqueça, se mesmo com uma rotina organizada ainda falta espaço e a casa ainda parece bagunçada, conte com o self storage GuardeAqui, o grande campeão contra a desorganização e a falta de espaço!

Mais do que desentulhar, você precisa de um lugar para armazenar seus pertences?

GuardeAqui é a solução! Lá você encontra o espaço que precisa, com a segurança e preço que procura!

Voltar ao Blog