GuardeAqui

flylady

Nos últimos artigos do blog do GuardeAqui foram apresentadas algumas partes do método FLY Lady. Pra quem ainda não leu os artigos anteriores – corre já pra ler! – a gente dá uma recapitulada aqui: o FLY Lady é um método de organização da casa que vai muito além de regrinhas para manter o seu lar em dia. Ele na realidade funciona como uma maneira de ter uma vida em ordem e uma rotina organizada. O objetivo é que você tenha mais tempo para curtir o que realmente importa, a VIDA!

Pra quem tem uma casa pra cuidar, ou porque mora sozinho, com os amigos, é casado ou mesmo quem quer ao menos manter o quarto (que seja) arrumado, sabe que nem sempre é possível e vamos deixando uma tarefa aqui e alí e quando vemos a casa já está de pernas pro ar. Por isso o FLY Lady tem uma série de dicas e rotinas pré-estabelecidas para te ajudar nessa luta com a bagunça.

Hoje vamos falar da separação da casa por zonas do FLY Lady. O método faz a divisão em cinco partes, são elas:

  • Entrada/ Varanda e Sala de Jantar
  • Cozinha
  • Banheiro e Quarto Extra
  • Quarto Principal
  • Sala de Estar

Bom o seu primeiro pensamento deve ter sido “Mas espera aí, a minha casa tem mais cômodos que isso!” ou “Mas a minha casa tem um formato diferente, como eu faço?”. Calma! Tenha em mente que cada casa é uma casa, por isso o método é adaptável. Separe de acordo com o seu lar e com a quantidade de ambientes que ele possui. Esse é o indicado pelo FLY Lady, mas não precisa ser obrigatoriamente assim, tá?

Como funciona a limpeza por zonas?

A intenção aqui é que você trabalhe toda semana em uma zona específica, para que ao final do mês, você tenha cuidado de todos os cômodos da sua casa. Todos os dias separe 15 minutos e realize uma tarefa ligada à sua zona. Mas são apenas 15 minutos em! Não é pra você perder horas e horas limpando. Partindo do pressuposto de que ninguém tem tempo no dia a dia, 15 minutos é um tempo razoável e uma meta cabível na rotina de qualquer um.

Antes de começar as tarefas em cada zona, é necessário desentulhar – lembra desse passo? Nós já falamos dele aqui no blog. Se você possui muitas coisas entulhando o cômodo, gaste os seus 15 minutos nessa tarefa. Assim que tudo estiver no seu devido lugar você poderá cuidar das missões. Que missões? Vamos responder agora!

Missões da Semana

Depois de desentulhar a sua zona da semana, você já pode se dedicar às missões. A cada dia você terá uma delas relacionada com a sua zona atual e para acompanhar cada uma delas, basta visitar o site do método ou acompanhar as páginas que traduzem o conteúdo aqui no Brasil.

As missões levam em média 15 minutos, afinal está dentro da meta estipulada para o tempo que você deve gastar por dia em sua zona semanal. Porém, algumas podem levar um pouco mais de tempo, mas o máximo que você deve gastar é 1 hora. Evite extrapolar esse tempo.

Somando as rotinas – lembra delas? nós falamos nos últimos artigos – às missões por zonas, a organização da sua casa vai ocorrer de maneira mais rápida e eficaz e mais, sobrará tempo para fazer o que gosta, como praticar exercícios por exemplo.

Gostou de mais essa dica? Então conta pra gente nos comentários e não deixe de acompanhar o blog do GuardeAqui com esses e outros conteúdos especiais.

Conheça o GuardeAqui, um self storage muito além do guarda móveis

No GuardeAqui você escolhe o tamanho do seu box, armazena os seus bens e pode acessá-los livremente com total privacidade, por um preço que cabe no seu orçamento

Voltar ao Blog